Discurso (Câmara dos Deputados): Às escondidas

4

Tenho ouvido parlamentares fazerem uma série de discursos sobre a destruição da PETROBRAS.

E, agora, a CUT, o PT, os comunistas, os seus aliados, aqueles que destruíram a PETROBRAS, a Associação dos Engenheiros da PETROBRAS, a associação de Renato Duque, querem posar de defensores da PETROBRAS, para se oporem a um projeto que é de interesse nacional, de autoria do grande senador José Serra. Quero falar do desmonte que o Governo do PT e dos comunistas está fazendo na PETROBRAS.

As empresas de gás dos Estados foram criadas pelos Estados e empresas privadas, a PETROBRAS impôs a participação, tornou-se sócia, através da GASPETRO e, pasmem, vendeu, às escondidas, 49% da GASPETRO para nada mais nada menos do que a Mitsui, empresa citada, várias vezes, no Supremo, como sendo empresa envolvida em pagamento de propina na PETROBRAS.

Como é que essa turma tem tanta cara de pau!

É cara de pau alguém que apoia este Governo Dilma e que apoiou o Governo de Lula ir ao plenário da Câmara dos Deputados defender a PETROBRAS! Isso é coisa de gente mentirosa e conivente com o roubo! E eu não posso ficar calado.

Para completar, anunciam agora a venda dos meios de transporte do gás e do petróleo. Vejam: em qualquer país do mundo desenvolvido, quem controla a produção e a distribuição de gás não controla os meios de transporte, não controla os gasodutos, os oleodutos e os terminais. A PETROBRAS agora também quer privatizar os terminais e os oleodutos e gasodutos, a portas fechadas.

Esse presidente da PETROBRAS está cometendo um crime contra o Brasil, em nome de Lula e de Dilma. A PETROBRAS está desmontada, e desmontada da pior forma possível. Estão copiando o modelo do desmonte que foi feito na União Soviética. As empresas estatais soviéticas não sofreram um processo de privatização, foi um processo de apropriação, em que todo mundo ficou rico. Não é à toa que as grandes fortunas da Inglaterra hoje são de russos que roubaram a Rússia, assim como os brasileiros deste Governo estão roubando o Brasil, ao roubar a PETROBRAS.

Não me venham com essa ideia de que podem defender a PETROBRAS. O povo brasileiro quer a PETROBRAS.

Mas não pode querer a PETROBRAS na mão de gente que a assaltou. Vamos examinar com seriedade e sem mentira o projeto do senador Serra. Venham para o debate, sem mentira. Vamos debater.

Aliás, quero mencionar que um dos deputados comunistas me deu total razão, quando eu fui à Comissão de Minas e Energia falar contra a venda vergonhosa, a venda escondida, a venda contra o interesse nacional de 49% da GASPETRO para a Mitsui.

Foi feita à revelia. E agora esses que vão à rua dizer que estão defendendo a PETROBRAS ficaram calados. E não sei se ficaram calados, porque receberam uma propinazinha.

É uma vergonha o que este Governo está fazendo com a indústria de petróleo no Brasil. Não venham com essa ideia de que podem defender a PETROBRAS. Vocês destruíram a PETROBRAS!