Agronegócio brasileiro precisa aproveitar nova geopolítica mundial

18958314540_a204a9887b_b

O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) tem chamado a atenção para as oportunidades que se abrem ao agronegócio brasileiro diante da mudança geopolítica que acontece no mundo.

O democrata esteve nos Estados Unidos como observador internacional das eleições que culminaram na eleição do republicano Donald Trump para a Presidência. “Ouvi de um importante membro do governo dos EUA em Washington logo após a vitória de Trump: ‘Ei, vocês agora voltaram ao negócio’. Ele estava justamente se referindo às chances de crescimento do setor agrícola brasileiro”, contou Aleluia em entrevista à coluna Satélite do jornal Correio.

O deputado acredita que a reorientação da diplomacia brasileira – que privilegia os Estados Unidos e a Europa, em detrimento de nações ditatoriais ou sob regimes bolivarianos – será bem recebida pelo futuro presidente americano.

“Com Trump, são grandes as chances de que o país volte às rodadas de negociações com a Ásia (no mercado de produtos agrícolas), de onde saímos por causa de erros na política externa conduzida pelo PT. Perdemos com isso as chances de entrar no corredor de comércio do Pacífico, importante para o agronegócio”, lembrou.