Aleluia critica Banco do Brasil e “apagão bancário” no país – Deputado Aleluia 2555

Aleluia critica Banco do Brasil e “apagão bancário” no país

aleluia

“O Banco do Brasil deu as costas ao povo brasileiro”. Em debate sobre MP 775/2017 , o deputado federal José Carlos Aleluia fez severas críticas ao Banco Central por não estar agindo contra a extorsão que bancos públicos e privados estão fazendo contra as pequenas empresas e o consumidor. “Enquanto a Taxa Selic cai, a taxa cobrada para quem financia um carro aumenta. Não faz sentido. Há um apagão bancário no Brasil e o Banco Central nada faz, criticou”.

Ao final, Aleluia conseguiu aprovar uma emenda de sua autoria que obriga o BC a monitorar as operações de crédito afetadas pela MP e também exige que seja divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil o custo médio dessas operações. 

Durante o debate, o democrata denunciou que bancos públicos e privados no país não estão cumprindo a finalidade social que justifica a sua existência: intermediar capital. Preferem especular e praticar o chamado crédito traficante. “Bancos oficiais oferecem crédito a pequenas e médias empresas brasileiras a juro zero durante um período para depois extorquir. Isso é crime. Pura e simples agiotagem”, protestou.

O objetivo central da MP 775/2017 é reduzir o custo das operações de crédito para micro, pequenas e médias empresas. Insere-se, portanto, no esforço de redução do spread bancário no Brasil. Durante a sessão desta terça-feira (27/06), Aleluia teve emenda acatada obrigando o Banco Central a monitorar as operações de crédito afetadas, devendo, no caso de não redução no custo médio das operações, “sugerir alterações no diploma legal ou mesmo a suspensão de seus efeitos”. O texto também exige que seja divulgado mensalmente pelo Banco Central do Brasil o custo médio dessas operações.

“Nesse sentido, não basta apenas revisar a legislação de forma a eliminar os entraves à formalização de operações que tenham como garantias recebíveis e, particularmente, duplicatas. Cabe à Autoridade Monetária monitorar essas operações e verificar a eficácia da aplicação do novo diploma legal”, defendeu Aleluia em sua justificativa.