Sucessão na Câmara: Aleluia quer recuperar credibilidade do cargo

jca-congresso

Deputado do DEM se apresenta como o nome adequado para fazer a transição na Casa. Para Aleluia, que pode ter apoio até de deputados do PT, uma nova gestão tem que ter o respeito da sociedade

LEONEL ROCHA – Congresso em Foco

Um dos mais experientes parlamentares brasileiros, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) está no sexto mandato. Engenheiro elétrico, foi presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e vice-líder de bancada. É considerado um dos deputados com maior capacidade técnica no Congresso. Para a sucessão de Eduardo Cunha (PMMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7), Aleluia defende a retomada da credibilidade do cargo, desgastado com a crise política que a Câmara atravessa.

Aleluia tem conversado há vários dias com deputados, inclusive do PT, sobre a substituição de Eduardo Cunha, a retomada dos trabalhos e a previsibilidade nas ações de quem ocupa o terceiro cargo na linha sucessória da Presidência da República. Na bancada do DEM Aleluia tem a concorrência do colega Rodrigo Maia (RJ), este preferido do Palácio do Planalto. A principal preocupação de Aleluia é com as consequências para o Legislativo do desgaste experimentado pelo mandato de Cunha. “Precisamos recuperar o respeito da sociedade brasileira com o Parlamento e trazer credibilidade”, diz em entrevista ao editor Leonel Rocha.